O projeto Cuidar, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB),  promove, desde 2016, apoio e orientação psicopedagógica e psicológica a crianças e adolescentes atendidas no ambulatório de psiquiatria da infância e adolescência do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW).

Em geral, as crianças e adolescentes com demandas de transtornos atencionais e/ou de aprendizagem são atendidos nos ambulatórios e, quando necessária a avaliação, são encaminhados para  a sala de atendimento do projeto, situada no Setor de Psiquiatria no 6º andar do HULW.

Por mês, em média, vinte crianças, na faixa etária entre seis e dezesseis anos, são recebidas pela equipe para uma avaliação multiprofissional. Sobre os benefícios que esse trabalho oferece para os pequenos pacientes, a Profa. Carla Minervino, coordenadora do projeto, ressalta:

“As crianças têm uma avaliação multiprofissional feita em um único local. Tudo de maneira gratuita. São realizadas avaliações neuropsicológicas, psicológicas, psicopedagógicas, fonoaudiológicas. Uma avaliação tão completa assim é um diferencial do projeto e um diferencial para essas crianças”, afirmou a docente.

Segundo a coordenadora, ao final de toda avaliação, a equipe fornece um relatório multiprofissional. Esse material é um documento único, assinado por todos os profissionais avaliadores. Este documento, além de disponibilizar os resultados referentes às avaliações, ainda serve como base para uma orientação aos profissionais que acompanharão o jovem.

A ação extensionista também oferece aos pais e familiares relatórios que subsidiam a melhor intervenção médica e educacional a ser realizada de acordo com a necessidade específica de cada criança. A corretora de imóveis Rebecca Mendonça, mãe de Luiz Estevão, de 8 anos, uma das crianças atendidas pelo projeto, ressaltou a importância  que o projeto tem na vida dela e do seu filho.

“Eu posso dizer que, dentre todos os psicólogos e toda a assistência, a do projeto é a melhor. Eu não tenho palavras para descrever o acolhimento, o quanto a gente se sente bem. Eles conseguem ter essa abordagem que nenhum outro psicólogo conseguiu com o Luiz. É um projeto muito bonito que deveria ser conhecido por mais pessoas”.

A ação surgiu em 2016, a partir da parceria entre o curso de graduação em Psicopedagogia com o programa de Pós-graduação em Neurociência Cognitiva e Comportamento (PPGNeC) e com os cursos de graduação em Psicologia e Fonoaudiologia, além do setor de psiquiatria e neuropediatria do HULW.

Hoje, o projeto conta com uma equipe de 19 integrantes distribuídos da seguinte forma: coordenador, coordenador adjunto, alunos extensionistas (bolsista e voluntário), extensionistas colaboradores externos, além de terapeuta ocupacional, enfermeira da saúde mental, psicóloga, neuropediatra e psiquiatra da infância e adolescência.

Durante a pandemia, o grupo dedicou-se à produção de materiais e realizou acompanhamento remoto às famílias. Atividades e encontros virtuais com as crianças e com os adolescentes foram realizados e reuniões de orientação remota com os pais, familiares e escolas também aconteceram.

Atualmente, com todos os cuidados necessários, as avaliações voltaram a acontecer de forma presencial. Sobre esse retorno da equipe ao ambulatório, a enfermeira do setor Marina Moraes destacou: “Sempre foi um desejo de todos a retomada presencial. Ficamos muito felizes com isso. Inclusive, juntamente com o projeto, já realizamos recentemente um evento com mães e cuidadoras, foi excelente e já estamos pensando em mais encontros futuros. É ótima essa parceria”, disse.

Transcrito do site da UFPB . Clique aqui para ler no original.

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