Carneiro Arnaud recebe comenda concedia pelo presidente Jair Bolsonaro

O médico, ex-prefeito de João Pessoa e dirigente da Fundação Napoleão Laureano, Antônio Carneiro Arnaud, receberá hoje (5/8), em Brasília, a Ordem do Mérito Médico, na classe de comendador.

De acordo com comunicado oficial do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que também é paraibano, a comenda foi concedida por iniciativa do presidente da República, Jair Messias Bolsonaro. Trata-se de um “reconhecimento aos relevantes serviços à saúde pública brasileira” por Carneiro Arnaud.

A solenidade de entrega da comenda está prevista para acontecer às 11 horas, no salão verde do Clube do Exército, em Brasília.

Acompanham Carneiro Arnaud neste evento, na Capital Federal, a sua mulher, Maria Tereza, e o presidente da Fundação Napoleão Laureano, Marcelo Pinheiro de Lucena Filho.

Dados biográficos
Segundo dados da enciclopédia Wikipédia, Antônio Carneiro Arnaud também é político. Nasceu na cidade de Pombal, 7 de dezembro de 1933. Foi prefeito de João Pessoa entre 1986 e 1989.

Filho de Chateaubriand de Souza Arnaud e Dalva Carneiro Arnaud, formou-se em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (1958) com especialização em Oncologia pela Associação Médica Brasileira e pela Sociedade Brasileira de Cancerologia.

O médico Carneiro Arnaud também é Fundador (e foi presidente) da Associação Paraibana de Hospitais (1968-1978) e da Sociedade Paraibana de Otorrinolaringologia e Broncoesofagologia; foi professor da Santa Casa de Misericórdia e da Universidade Federal da Paraíba, médico do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) e entre 1969 e 1979.

Ele também foi diretor do Hospital do Câncer Napoleão Laureano e diretor-fundador da Clínica São Camilo.

Formou-se em Administração de Empresas (1975) pelo Instituto Paraibano de Educação (IPE).[1] Seguiu carreira política mediante a influência de seu tio Rui Carneiro, a quem imitou na filiação ao MDB. Eleito deputado federal em 1978, migrou sucessivamente para o PP e para o PMDB sendo reeleito em 1982. Em 1985 foi eleito prefeito de João Pessoa.

Opinião
A propósito desta homenagem, o blog divulga artigo do jornalista e professor de Comunicação, Josinaldo Malaquias, sobre Carneiro Arnaud:

O Médico e o Mérito
Por Josinaldo Malaquias (*)

Uma coisa que me deixa feliz é a fe- licidade das pessoas que aprendi a admirar e as vejo como exemplos
de dignidade, de competência e de dedi- cação à diminuição do sofrimento dos seus semelhantes, sobretudo, quando estes são estigmatizados por uma doença desafia- dora como o câncer, a “doença feia” que muitos não ousam pronunciar o nome.
É assim que vejo o Médico Antonio Car- neiro Arnaud que, no perpassar de 60 anos, se dedica ao Hospital Napoleão Lau- reano, referência nacional no tratamento do câncer, levando esperança e, muitas vezes, a cura a todos os cancerosos que passam pela citada instituição e são trata- dos, indistintamente, de forma humana e restauradora da fé, da bondade e do amor fraterno entre todas as pessoas.
Fiquei feliz, feliz mesmo, quando soube que Dr. Carneiro Arnaud foi agraciado com a “Comenda da Ordem do Mérito Médico”, a mais alta do Brasil, em decreto presidencial exarado pelo Presidente Jair Bolsonaro. A insígnia será recebida, na próxima sexta-feira, 05 de agosto, “Dia do Médico”, no Salão Verde do Clube do Exército, às 11 horas, em Brasília. Carneiro Arnaud é da estirpe de médicos que exprime a luz cósmica de uma Divinal Providência que atesta que Deus está den- tro de todos nós, especialmente quando tratamos o semelhante sofredor como se fosse um reflexo de Cristo, haja vista que a pessoa humana, seja qual for a situação em que se encontre, jamais deixará de refletir a marca imperecível impressa pelo Criador.
Partindo da concepção de que somos energia formada por ondas e partículas, vejo-os como um ser quântico de essên- cia elevada, pois a sua simples presença já leva conforto, paz e esperança a todos que têm o privilégio de o conhecer. Isso é tão natural em doutor Carneiro que o mesmo não percebe essas grandezas!

(*) Josinaldo Malaquias é professor Mestre em Comunicação Pós-Doutor em Direito

Deixe seu comentário